quinta-feira, 1 de novembro de 2012

E ae, qual é o seu tipo?

Como não bastasse a incoveniência da doença, ela ainda resolve se apresentar de maneiras diferentes. Existem diversos tipos de psoríase, os quais são classificados de acordo com sua localização e características das lesões.

Então me diga, afinal, qual é o seu tipo?

Psoríase em placas:
Tipo mais comum da psoríase (cerca de 80 a 90% dos casos), com lesões róseas ou avermelhadas recobertas por escamas de cor branca. As lesões apresentam-se de tamanhos variados, geralmente no couro cabeludo, cotovelos e joelhos.


 
Psoríase invertida:
Lesões vermelhas leves e úmidas que aparecem como manchas lisas inflamadas de pele. Surgem normalmente em regiões de dobra, como axilas e virilhas, entre os "pneuzinhos" (excesso de gordura abdominal) e embaixo das mamas. É agravado pelo atrito e suor, e é vulnerável à infecções fúngicas.



 
Psoríase gutata:
Segundo tipo mais comum, com lesões pequenas que se assemelham a gotas, associadas a processos infecciosos. Geralmente aparecem em troncos, braços e coxas, e ocorrem com mais frequências em crianças e jovens adultos. Pode estar associada à infecção estreptocócica da garganta.

 

Psoríase palmo-plantar:
As lesões aparecem como fissuras nas palmas das mãos e solas dos pés.


 

 

Psoríase eritrodérmica:
A forma mais grave e menos comum, com inflamações e manchas vermelhas em grandes áreas da pele. Envolve a inflamação generalizada e esfoliação da pele sobre a maior parte da superfície do corpo, pegando em 75% ou mais do corpo. Pode ser acompanhada de coceira, inchaço e dor. Muitas vezes, é o resultado de uma exacerbação da psoríase em placas instáveis, especialmente após a retirada abrupta do tratamento sistêmico. Esta forma de psoríase pode ser fatal, pois a inflamação extrema e esfoliação podem interromper a habilidade do corpo para regular a temperatura e para a pele para realizar funções de barreira.





Psoríase ungueal:
Lesões de psoríase que atacam as unhas, podendo fazer com que elas endureçam e se descolem da pele que está por baixo. Surgem depressões puntiformes ou manchas amareladas principalmente nas unhas da mãos. Ocorre em cerca de 70-80% dos pacientes e produz uma variedade de mudanças na aparência de unhas e pés, as quais incluem descoloração (amarelamento), linhas cruzando as unhas e espessamento da pele abaixo da unha que leva a quebra e afrouxamento das unhas.





Psoríase pustulosa:
Forma aguda, com pústula amicrobiana (embora haja aparência de pus, as lesões não contem bactérias. As peles debaixo e em torno da pústula ficam vermelhas e macias.


 
Artrite psoriásica:
Inflamações nas cartilagens e articulações, desenvolvendo dor física e dificuldade de movimentação. Acomete uma pequena porcentagem dos psoriáticos e surge com dor nas pontas dos dedos das mãos e dos pés ou de grandes articulações como o joelho. Pode afetar também quadris e coluna.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário